Unifoot: A promessa de revolução no Futebol Carioca
20/02/2020 17:07 em Novidades

Por Weliton Labarra

Fonte: Blog Futebol é Coisa de Mulher

Foto: Divulgação

 

O Futebol Feminino vem quebrando barreiras e ganhando espaço ao longo dos anos, mostrando sua força e potencial. Entretanto, a coisa ainda está bem longe do ideal, principalmente, se pensarmos em equidade comparado ao masculino.

A falta de calendário para os clubes é um grande problema ainda, por exemplo, o Campeonato Carioca tem previsão de início apenas no mês de Setembro. As equipes do Rio de Janeiro que não estão em competições nacionais ficam ociosas, podendo ter um ano para jogar apenas cinco jogos, se for mantida a fórmula de 2019.

Pensando nisso, alguns desses clubes que participaram do último Carioca, organizados pelo Comitê de Fomento ao Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro (oriundo da Lei Estadual 7576/2017 – autoria da Deputada Enfermeira Rejane), se reuniram e estão formando a UNIFOOT (União dos Clubes de Futebol Feminino do Rio de Janeiro), com um projeto arrojado de calendário e já se movimentaram para que exista uma competição nesse primeiro semestre, a TAÇA UNIFOOT PRÓ DIAMANTE.

A competição tem por objetivo o crescimento do Futebol Carioca como um todo, os quatro grandes foram convidados para dialogar e se unir, porém, apenas Botafogo e Fluminense mandaram representantes.

Abaixo a listagem dos clubes que se fizeram presentes na reunião:

ACE NOVA ALIANÇA

A A PORTUGUESA

FELISPORT FC

TUPY FC

GREMIO SEMEADOR FC

AMÉRICA FC

MAGEENSE FC

CABO FRIO/SEVEN

DUQUE DE CAXIAS FC

PROJETO KARANBA

FLUMINENSE FC

BOTAFOGO FR

TOMAZINHO

ACEEL

 

A Coordenadora do Comitê do Fomento ao Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Bezerra, demonstrou entusiasmo com o projeto:

“Estou muito muito feliz, pois, a intenção do Comitê é essa, plantar sementes, com possibilidade de frutos para as atletas. O UNIFOOT é um presente enorme dado para as atletas, para sociedade e para os clubes que estiveram hoje aqui, ficando extremamente contentes de ver a ideia se transformando, o sonho crescendo, virando uma realidade, vai acontecer, é uma questão de união, trabalho e competência.“

O atual Vice-Campeão Carioca, Fluminense, foi representado pelo ex-jogador do clube e atual Supervisor de Futebol Feminino, Marco Brito. O dirigente comentou o desafio de estar a frente da pasta no tricolor:

“Feliz com a oportunidade, desafio novo, grande, mas bastante animado em fazer de alguma maneira, dando minha contribuição ao Futebol Feminino, que tem crescido bastante e esperamos que possa crescer muito mais. A gente conta realmente com o apoio de todo mundo, o futebol precisa desse apoio e a gente espera ter os resultados mais rápido possível, crescendo cada vez mais.“

Erivelto Falcão Diretor Executivo da ACE Nova Aliança, foi o responsável por apresentar o projeto ao clubes e demonstrou total confiança:

“Nosso encontro foi muito bom e importante, com os clubes para darmos início ao UNIFOOT, início de uma grande caminhada e um processo de reformulação do Futebol Feminino no estado do Rio de Janeiro. Melhores estruturas, campos, organizar um calendário adequado a todos os clubes e a nossa expectativa é muito grande de ter um programa muito bom, poder atrair torcida, investidores e assim conquistar mais espaço no esporte feminino no Rio de Janeiro. Então, nossa principal característica hoje é a união dos clubes, juntos conseguiremos fazer um belo campeonato, é muito bom fazer parte desse processo.“

A reunião contou com a representação de uma atleta, a Meia Atacante Rayla Lourenço, da ACE Nova Aliança, que falou sobre as oportunidades que a competição pode proporcionar as jogadoras:

“Essa competição será importante para a gente competir o ano todo e mostrar nosso talento para o Brasil e quem sabe o mundo, né?! Além de alcançar o sonho de viver da bola representando bem a minha equipe.“

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
728x90