São Gonçalo, 13 de Novembro de 2019

S.E. Búzios vence o Ação em Cardoso Moreira e fecha a fase de grupos da quartona do Carioca com goleada
08/11/2019 09:19 em Novidades

Búzios aguarda em segunda instância no pleno do TJD para voltar para o torneio na segunda fase

Por Arthur Rangel

Foto: Ivy Caroline / Tv Cine Gol

 

Pela última rodada da fase de grupos da quartona do Carioca, nesta quinta-feira (7/11), o Sociedade Esportiva Búzios derrotou a equipe do Ação. O duelo realizado no Ferreirão, em Cardoso Moreira, terminou 3 a 0. Os gols foram de Kenny em duas oportunidades e Willian.

Com a derrota, o Ação avança às quartas de final como líder do Grupo A. O Búzios, por sua vez, fica em terceiro, com sete pontos, eliminado. A equipe foi punida com perda de 12 pontos no Tribunal de Justiça Desportiva, por conta da escalação irregular de dois atletas em duas rodadas da série C do Carioca. Cabe recurso em segunda instância, no pleno do TJD-RJ.

O Búzios escalou os jogadores Thales e Wilson nas partidas contra Ação e EC Resende, ambas com vitória por 1 a 0 do time da Região dos Lagos. Thales esteve presente em ambas, enquanto Wilson em somente uma. A Procuradoria denunciou o Búzios no artigo 214, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), eliminando o tricolor da competição, onde estava com 16 pontos e muito próximo da classificação para a próxima fase do estadual.

A equipe buziana se defendeu alegando que o regulamento da Série C é omisso quanto à transferência de atletas. Sendo assim, usou como base as normas da FIFA. A defesa de E.C Resende e Ação refutou, alegando que o Regulamento Geral deveria ser utilizado nesta lacuna. Por unanimidade, com placar de 4 a 0, a comissão disciplinar decidiu pela condenação do Búzios. Foi aplicada também multa no valor de mil reais.

O Búzios, através do supervisor Filipi Menezes, confirmou que irá entrar com o recurso contra a punição que o tirou 12 pontos e, conseqüentemente, eliminou o time da competição.

Na reta final da fase de grupos da Quartona, o Búzios foi julgado pelo TJD-RJ pela escalação irregular de dois atletas: Thales da Silva Navarro e Wilson de Souza Pereira, o Magrão. Com a perda dos pontos, o clube despencou na tabela e, de 16 pontos somados, caiu para quatro. Mesmo vencendo o Ação na última rodada, o Búzios ficou com apenas sete pontos e foi eliminado da competição.

Caso consiga reverter o cenário no Pleno do TJD e recuperar os 12 pontos, o Búzios irá a 19 e estará classificado às quartas-de-final, eliminando o Paraíba do Sul. De acordo com Filipi Menezes, a intenção é de levar o caso até a última instância, caso não consiga uma mudança com o recurso que entrará em ação.

A próxima fase da Série C começa na próxima quarta-feira, dia 13, com os jogos de ida das quartas de final.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Seja um padrinho da Esporte Metropolitano! A partir de 1 real você nos ajuda a produzir o melhor conteúdo para você! Clique na imagem abaixo e saiba mais: