São Gonçalo, 15 de Dezembro de 2019

São Gonçalo é uma das maiores cidades dormitórios do Brasil
16/07/2019 12:47 em Novidades

Município que conta com quase 1,5 milhão de habitantes vê a grande maioria de seus moradores do do da cidade para trabalhar.

Por: Eduardo Silva

Foto: Eduardo Silva

 

Você sabe o que é uma cidade dormitório? Pois então vamos te explicar. Cidade dormitório é uma designação usada para se referir a aglomerados urbanos surgidos nos arredores de uma grande cidade tipicamente para servir de moradia a trabalhadores da cidade núcleo da região. Geralmente, a divisão entre subúrbios e cidades-dormitórios é imprecisa, devido à conurbação das cidades. Cidades-dormitórios costumam estar ligadas por meios de transporte de massa aos locais de trabalho da maioria de seus residentes.

 

Um resumo da definição "cidade-dormitório" pode ser o seguinte: cidades-dormitório são aquelas em que as atividades existentes não são suficientes para empregar e fixar a sua população ativa, o que leva a maioria dos moradores a se deslocarem diariamente para a cidade mais próxima (em geral, a capital do estado ou uma cidade populosa) para, aí, exercer a sua profissão.

 

Te lembra São Gonçalo? Pois é, isso mesmo! São Gonçalo hoje é a segunda maior cidade dormitório do Brasil, segundo pesquisa feita pelo IBGE, perdendo apenas para Guarulhos, vizinha da capital Paulista. A maioria da população trabalhadora de São Gonçalo Acaba deixando o município para poder exercer sua função, seja em Niterói ou na Capital Rio de Janeiro.

 

Nas últimas décadas vimos as indústrias de São Gonçalo cada vez mais diminuindo, saindo da cidade ou até fechando as portas, tudo isso devido a falta de empenho de governos anteriores em estimular o crescimento da indústria e do comércio local. Grandes fábricas fecharam e com isso a população se acostumou a deixar o município atrás de emprego.

 

Nós últimos 3 anos o caminho tem sido inverso, em busca de tentar resgatar a indústria Papa-Goiaba, a Prefeitura tenta estimular incentivando as fábricas e as indústrias, a crise financeira do País também influencia em toda essa questão, afinal de contas a área naval, que sempre foi forte em São Gonçalo sentiu o peso da crise nacional.

 

Nós resta esperar por dias melhores, e a tendência, com o reaquecimento da economia, é de vermos novas indústrias e fábricas surgirem em São Gonçalo, assim novos postos de emprego serão criados e quem sabe esse título de vice campeã em cidade dormitório deixe de existir.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Seja um padrinho da Esporte Metropolitano! A partir de 1 real você nos ajuda a produzir o melhor conteúdo para você! Clique na imagem abaixo e saiba mais: