São Gonçalo, 19 de Janeiro de 2019

Difícil missão...
10/11/2018 02:41 em Novidades

Por: José Roberto Coutinho

Foto: Diego Guichard

 

Visando a permanência na primeira divisão, Vasco enfrenta Grêmio, no Sul, adversário que não vence fora de casa desde 2006

 

Já faz 12 anos do último triunfo vascaíno em Porto Alegre contra o Tricolor dos Pampas. Naquela ocasião, no dia 7 de maio de 2006, o treinador do Vasco era o atual do Grêmio, Renato Gaúcho. O Cruz-Maltino venceu por 2 a 1, com gols de Eder e Alberoni - Patrício marcou para os gremistas. O compromisso do próximo domingo (11) é de suma importância para as duas equipes. O aspecto negativo pesa em dobro para os cariocas, principalmente pela situação atual do clube na competição.

Com a vitória na última rodada, no clássico contra o Fluminense, a equipe comandada por Alberto Valentim chegou aos 38 pontos e decolou para a 13° posição. Historicamente, um time que alcança 46 pontos costuma ficar livre da zona da degola. Entretanto, a matemática não é exata neste caso. No ano passado, por exemplo, o Vitória livrou-se com 43 pontos, desconfigurando a tese. 

Nesta fase final, é impossível fugir dos cálculos e das probabilidades. Para não se complicar mais, porém, o Vasco não joga apenas contra o Grêmio, mas contra os números. De 2006 para cá, são 9 jogos, 7 vitórias para o Tricolor e 2 empates, uma invencibilidade gigante. A notícia que alivia o torcedor alvinegro é a de que no confronto de ida, pela rodada 14, os cariocas venceram por 1 a 0, gol marcado por Andrés Ríos.

Pelo lado visitante, os comandados de Renato Portaluppi estão focados em permanecer no G-4, o que garantiria a vaga direita na fase de grupos da Libertadores 2019. A próxima partida partida, inclusive, é a primeira após o caso Gallardo. Sem mais esperanças no torneio Sul-Americano, portanto, o Grêmio vai com força máxima para cumprir o objetivo principal (agora) da temporada.

Curiosidades:

Para alcançar a vitória e a quebra de um longo tabu, o Vasco conta com Maxi López. O argentino, que caiu como uma luva no elenco vascaíno, já vestiu as cores do Tricolor Gaúcho, em 2009. Por lá, foram 17 gols anotados. Oportunidade excelente para o cumprimento da famosa 'Lei do ex'. 

Pelo outro lado, Maicon, volante do Grêmio, fará seu jogo de número 150. Importante peça no meio-campo gremista, o capitão conquistou quatro títulos com a camisa do Imortal: Campeonato Gaúcho, Recopa, Libertadores e Copa do Brasil.

Prováveis escalações:

Grêmio: Paulo Victor, Léo Moura, Paulo Miranda, Pedro Geromel e Cortez; Maicon, Michel, Alisson  e Jean Pyerre; Everton e Jael. Técnico: Renato Gaúcho

Vasco da Gama: Martín Silva, Luiz Gustavo, Werley, Henríquez e Ramon; Willian Maranhão, Andrey, Yaho Pikachu, Marrony e Thiago Galhardo; Maxi López. Técnico: Alberto Valentim

 

O confronto está marcado para este domingo (11), às 17h, na Arena do Grêmio. Você vai poder acompanhar tudo aqui na Esporte Metropolitano!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Seja um padrinho da Esporte Metropolitano! A partir de 1 real você nos ajuda a produzir o melhor conteúdo para você! Clique na imagem abaixo e saiba mais: