Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais

São Gonçalo, 18 de Setembro de 2018

NFL NO RÁDIO: VAMOS DESCOMPLICAR O FUTEBOL AMERICANO - Parte 1.
11/01/2018 22:32 em Novidades

Você gosta de futebol americano? Ou acha que é só um esporte estranho e violento?

Na verdade, o “football” é um esporte de muita estratégia, além claro de exigir muita força física e inteligência para surpreender o adversário numa temporada que dura 17 semanas entre Setembro e Dezembro, tendo em Janeiro as partidas de pós-temporada (Playoffs) e em Fevereiro, a grande final: O SuperBowl, um dos maiores eventos esportivos de todo o mundo.

Então, para te ajudar a entender melhor um dos esportes mais populares da terra do Tio Sam e que cada vez mais vem conquistando fãs aqui no Brasil, a Rádio Esporte Metropolitano explica algumas regras básicas.

CAMPO DE JOGO.

O campo de jogo do futebol americano possui 120 jardas, aproximadamente 110 metros de comprimento, com 53,5 jardas de largura – aproximadamente 49 metros. 

Cada jarda é marcada com uma pequena linha na lateral do campo, com os múltiplos de 5 jardas sendo marcadas por uma linha inteira e, a cada dez jardas, a jarda é numerada no campo: (Por exemplo: 10, 20, 30... etc).

PONTUAÇÃO

O objetivo é conseguir levar a bola, seja em passe ou em corrida, até a endzone para marcar o Touchdown. Mas como fazer isso?

O ataque em campo tem quatro chances de conseguir um novo “First Down” que significa avançar 10 jardas, no mínimo. Geralmente, quando não consegue atingir as dez jardas necessárias para alcançar a primeira descida, usa-se a quarta chance (Ou quarta descida) para fazer o Punt, que é a devolução da bola para o ataque adversário através de um chute feito do ponto máximo onde o ataque atingiu no último ataque.

Se um time for frustrado em quatro tentativas de avançar, ele perde a posse de bola que é entregue ao adversário no exato ponto do campo onde o ataque parou.

Porém, se as três tentativas de avançar foram frustradas pela defesa e a posição for próxima a endzone, normalmente o ataque aciona o Kicker para chutar o Field Goal. Em caso de acerto, somam-se três pontos ao time.

Ah, o Touchdown vale seis pontos e ainda dá direito ao “Extra-Point”, que é um chute posicionado na linha de 25 jardas e que soma mais um ponto ao time que está atacando.

Então não é errado dizer que o futebol americano é um esporte de conquista de território. Quem chegar mais vezes na endzone adversária vence o jogo.

Além do Ponto Extra, a equipe que está atacando pode escolher também lançar ou correr com a bola até a endzone a partir da linha de 2 jardas. Caso consiga, ao invés de um ponto conquistam-se mais dois ao seu placar.

Também existe o SAFETY que é a única pontuação exclusiva da defesa, onde um defensor realiza um Tackle (derrubar o rival) dentro da endzone da equipe que está atacando, ou quando força uma saída do campo no fim da endzone, ou mesmo quando o Quaterback (lançador e líder da equipe) lança a bola sem a tentativa de acionar um recebedor, mas somente com a intenção de não ser derrubado, onde temos o “Intentional Grounding”. Nesse caso, somam-se dois pontos ao time que está defendendo e a posse de bola é entregue ao ataque desse time que acabou de realizar o Safety, através de um Punt.

Por enquanto é só. No próximo texto, iremos falar sobre as posições dos jogadores de ataque e defesa, além de como a defesa pode recuperar a posse de bola para o ataque voltar ao campo. 

Não se esqueça: No próximo fim de semana tem mais quatro jogos Ao Vivo dos playoffs da NFL aqui na Rádio Esporte Metropolitano. Participe pelo Twitter (@remetropolitano) através da #NFLnoRadio.

por Felipe Henriques 

Fotos: USA Today; Diário NFL; Yahoo Sports ; SKY Sports

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!